Uma viagem ao passado e ao presente do Leste Europeu

Por Raquel Azevedo *

A série “O Último Artefacto Socialista” é um drama fascinante que mescla política, sociedade e história, explorando as cicatrizes e heranças do socialismo no Leste Europeu. Baseada no romance de Miljenko Jergović, a produção se destaca pela maneira como mergulha na complexidade da transição pós-socialista, um tema que permanece relevante em muitas sociedades da região.

O enredo acompanha a trajetória de dois protagonistas, Stipan e Oleg, engenheiros croatas que, em busca de redenção pessoal e profissional, são encarregados de reparar uma antiga turbina soviética localizada em uma cidade fictícia do Leste Europeu. A turbina, símbolo do legado industrial socialista, é mais do que uma peça de maquinário: representa o peso histórico de um sistema político que deixou marcas profundas nas estruturas sociais, económicas e emocionais dos seus personagens.

À medida que os dois enfrentam desafios técnicos e humanos, a série habilmente expõe tensões entre diferentes gerações e visões de mundo. Os moradores locais, divididos entre a nostalgia pelo passado socialista e os descontentamentos do presente neoliberal, tornam-se peças fundamentais na narrativa. Este conflito de ideias reflete a luta de identidade vivida por muitos países do Leste Europeu, que ainda buscam equilibrar tradição e modernidade, comunidade e individualismo.

Com direção que privilegia tons melancólicos e uma cinematografia que retrata paisagens industriais decadentes, O Último Artefacto Socialista proporciona uma experiência estética que dialoga com o estado emocional dos personagens. Cada cena parece carregada de significado, desde os detalhes da maquinaria enferrujada até os rostos expressivos que revelam histórias de perda, esperança e resistência.

Outro destaque da série é sua abordagem sobre a memória coletiva. A turbina se torna um artefato não apenas físico, mas simbólico, representando os esforços para reconciliar um passado controverso com um futuro incerto. A trama desafia o espectador a refletir sobre o que significa realmente “consertar” algo: seria possível reparar as falhas de um sistema inteiro, ou estamos destinados a viver com as suas contradições?

Por trás da narrativa, há também um debate universal sobre o impacto da globalização, a perda de empregos industriais e o esvaziamento das comunidades locais. A série conecta essas questões ao contexto contemporâneo, sugerindo que as lições do socialismo e de sua queda não pertencem apenas ao passado, mas também ao presente.

Com sua combinação de drama humano, análise histórica e crítica social, “O Último Artefacto Socialista” é mais do que uma série: é um convite para reexaminar os legados de um sistema que moldou milhões de vidas. Para quem busca compreender as complexidades do Leste Europeu — ou simplesmente se emocionar com uma narrativa poderosa —, esta é uma obra imperdível. 

[“Podrucje bez signala” (O Último Artefacto Socialista), minisérie TV, drama, Croácia 2021; Realização: Dalibor Matanic; Com Lana Baric e Izudin Bajrovic; 2 premiações no Festival de Sarajevo]

About the Author

Raquel Azevedo
* Raquel Azevedo é técnica multimédia, produtora, activista sindical e cinéfila.

Be the first to comment on "Uma viagem ao passado e ao presente do Leste Europeu"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*