Após alguma contestação contra a lentidão da Comissão Eleitoral Nacional (CEN), os resultados confirmam uma virada na política são tomense, com a Acção Democrática Independente (ADI) a vencer com maioria.
Contabilizando um total de 30 mandatos e 54,55% dos votos válidos (78.085 mil), isto traz de volta Patrice Trovoada, líder do partido ADI.
Os números indicam uma pesada derrota à governação de Jorge Bom Jesus, do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP), que ainda assim manteve-se em segundo lugar.
O presidente do CEN, no entanto, escusou-se a divulgar a distribuição de mandatos por partido. José Luiz Carlos Barreiros atribuiu ao Tribunal Constitucional esta competência.
Os eleitores também votaram para as autárquicas e regional da Ilha do Príncipe. Estes resultados ainda não foram apresentados. Pela primeira vez, também foram votados representantes no círculo europeu e na África.
A taxa de abstenção terá sido de 33,34%. Os observadores da UE e da CPLP emitiram há poucas horas seus pareceres preliminares. (Fonte: CEN e imprensa local)