STP: Banco Mundial aprova 14 milhões para crescimento económico e reformas

O Banco Mundial está a apoiar São Tomé e Príncipe com um empréstimo (apoio orçamental) no valor de 15 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros), com o objectivo de impulsionar o governo a alcançar “a estabilidade macroeconómica e um crescimento resiliente”.

O apoio orçamental aprovado recentemente, o terceiro de uma série de três, continuará a ajudar o governo na implementação de reformas estruturais, visando alcançar crescimento económico, a criação de emprego e o desenvolvimento do capital humano.

Recorde-se que uma delegação do Grupo Banco Mundial (GBM) esteve em visita de trabalho à STP em Fevereiro, com representantes do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento /Associação Internacional de Desenvolvimento (BIRD/IDA), da Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos (MIGA) e da Corporação Financeira Internacional (IFC).

Na altura, a visita pretendeu auscultar e compreender as prioridades do novo governo para que o GBM pudesse investir no arquipelago, com as habituais de recomendações de mobilização das receitas internas, da estabilidade do sector financeiro, da sustentabilidade e estabilidade do sector da energia.

O sector do Turismo tem registado uma retoma gradual, que constitui uma das principais âncoras da economia de serviços, mas os efeitos da pandemia de COVID-19 e dos choques económicos globais continuam a pesar na economia e a afetar os meios de subsistência das pessoas.

Estes novos apoios financeiros “ajudarão o país a reforçar a sua resiliência aos choques externos e a alcançar o desenvolvimento social e económico a médio prazo”, afirmou Juan Carlos Alvarez, representante do Banco Mundial em STP, citado pela imprensa local. (Fonte: Gabinete de Comunicação do Banco Mundial)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.

Be the first to comment on "STP: Banco Mundial aprova 14 milhões para crescimento económico e reformas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*