Observatório de Preços Agroalimentar emite primeiro relatório mensal online

Nova plataforma vai monitorizar os custos e o preço de um cabaz de alimentos, desde a produção até ao consumidor final. O primeiro relatório, que compreende o período de 17 de Julho a 13 de Agosto, aponta que arroz, pão, azeite e carnes registam alta, enquanto frutas, verduras e hortícolas registaram leve queda.

Se encontra já disponível online o Observatório de Preços Agroalimentar, plataforma que vai monitorizar os custos e o preço de um cabaz de alimentos, nas várias fases de produção e até ao ponto de venda. Um novo instrumento que pretende reforçar a informação e transparência, ao longo de toda a cadeia agroalimentar no país.

Iniciativa conjunta dos ministérios da Agricultura e Alimentação e da Economia e Mar, o Observatório foi apresentado esta quarta-feira na reunião da Plataforma para a Avaliação das Relações na Cadeia Agroalimentar (PARCA).

O observatório vai disponibilizar, mensalmente, informação atualizada sobre os preços de um cabaz de 26 produtos alimentares, desde a produção ao consumo – ovos, frutas, azeite ou laticínios são alguns dos alimentos que integram a lista. O estudo não se destina a avaliação dos lucros na distribuição.

Estado mede a produção, mercado mede preço final

Os preços apresentados no Observatório relativos às primeiras transações e a outras fases posteriores da cadeia de abastecimento agroalimentar (com exceção dos preços ao consumidor) resultam da recolha de informação produzida pelo Sistema de Informação de Mercados Agrícolas (SIMA).

O SIMA é um sistema de informação coordenado pelo Gabinete de Planeamento e Políticas e Administração Geral do Ministério da Agricultura e Alimentação. Para o sector do Pescado a informação referente aos preços médios da primeira transação são reportados pela DOCAPESCA.

Os preços ao consumidor final são monitorados pela Kantar Worldpanel Division, empresa global de dados e análises de consumo. Os dados abordam um universo de aproximadamente 3.9 milhões de consumidores em Portugal continental, e medem as compras realizadas pelos lares contactados, em todo o tipo de estabelecimentos.

(Fonte: Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e Kantar)

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Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.