Cerca de 45 pessoas estiveram presentes na passada segunda-feira 13, no Auditório da Cooperativa do Povo Portuense, para a segunda Tribuna Pública sobre questões da Imigração.
Realizada por iniciativa da vereadora da CDU Ilda Figueiredo, estiveram presentes cidadãos dos Palops, Senegal, Brasil, Colômbia, Venezuela, Bangladesh, muitos a representar associações de imigrantes em actividade.
“Nos próximos dias, farei o Dr. Rui Moreira ouvir estas questões todas aqui expostas”, disse Figueiredo, aludindo a possibilidade de se repetir um encontro como este dentro da própria Câmara Municipal.
Segundo Ilda Figueiredo, o executivo da Câmara aprovou a reactivação, e não a criação, do Conselho Consultivo Municipal das Comunidades, na sua última reunião, apenas para não ceder o mérito da proposta à CDU.
No passado, já houve um órgão consultivo dos imigrantes, no entanto, a iniciativa teve vida curta, sendo esvaziado pelos executivos camarários posteriormente eleitos. Hoje em dia, Ilda Figueiredo tornou-se a voz dos imigrantes na Câmara.
Entre 7 a 8% da população do concelho do Porto é composta por imigrantes. Estima-se que o número seja ainda maior, se incluir-se nas contas os indocumentados.
Be the first to comment on "Ilda Figueiredo faz chegar ao executivo do Porto os problemas e propostas dos imigrantes"