Um manual para a transparência na Prestação de Contas das organizações de Economia Social

Desenhado e construído no âmbito do projeto “Transparência nas Organizações de Economia Social Portuguesas”, o Mecanismo de Prestação de Contas transparente é um instrumento promovido pela Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa (Ates) no Porto.

Para isso, foi desenvolvido um Mecanismo de Prestação de Contas Transparente online, de preenchimento simples e preferencialmente colectivo, que reveste um caráter exploratório e funciona como um instrumento de autodiagnóstico das OES portuguesas sobre prestação de contas transparente (independentemente da sua forma ou estatuto jurídicos).
Link

Por sua vez, o Manual: Rumo à Transparência sistematiza conteúdos, identifica desafios, escolhas e potencialidades e, simultaneamente, interpela as OES para a acção, desafiando-as a participarem no seu próprio processo de aprendizagem.

A equipa transdisciplinar responsável pelo projecto é composta por:

Américo Carvalho Mendes Coordenador da ATES desde a sua criação, em 2011. É Professor Associado em Economia da Católica e presidente do seu Conselho Científico. É Diretor do Mestrado em Economia Social e das Pós-Graduações em Gestão de Organizações de Economia Social e em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento.

Ana Bragança é arquiteta paisagista com pós-graduação em Gestão de Projetos de Cooperação para o Desenvolvimento. 

Isadora Freitas é licenciada em Ciências da Comunicação (UP), com um Mestrado Europeu em Direitos Humanos e Democratização (EIUC).

Filipe Barros Pinto é mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo e doutorando em Economia Social. É Coordenador Adjunto da ATES.

Maria da Paz Moura, licenciada em Enfermagem e trabalhou como voluntária em Moçambique, como enfermeira no Ministério da Saúde e em diferentes organizações em São Tomé e Príncipe e como Técnica de Ambulância de Emergência no INEM;

Vanessa Marcos é doutora em Sociologia (UPorto), tem mestrado em Desenvolvimento e Relações Internacionais (Univ. de Aalborg, Dinamarca) e tem estado envolvida em diversos projetos de ONGD nas áreas da Cooperação para o Desenvolvimento.

Mais informaçöes aqui > + info

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Um manual para a transparência na Prestação de Contas das organizações de Economia Social"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.