A Animar (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local) esteve presente na conferência ODSLocal’23, que se realizou dia 3 de novembro, em Viana do Castelo.
Nesta edição da Plataforma ODSLocal, realizada sob o lema “das Metas às Soluções”, foi apresentado o lançamento da Rede Nacional SDSN Portugal cujo principal objetivo é mobilizar os seus membros para ajudar a concretizar os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU).
A Rede Nacional SDSN (Sustainable Development Solutions Network) é filiada à Rede Global das Nações Unidas – SDSN Global), e trabalha com parceiros da academia, do governo, do mundo empresarial, da sociedade civil e da ONU para encontrar soluções práticas e transformações necessárias ao desenvolvimento sustentável.
O lançamento oficial da SDSN Portugal contou com a presença de representantes do CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), do Instituto Marques de Valle Flor e da Universidade NOVA de Lisboa.
Para a Animar, o evento permitiu aos envolvidos “tomar consciência do caminho que ainda temos de percorrer para que os ODS sejam uma realidade nos nossos locais”, e ainda “perceber a importância dos ODS para depois melhor os aplicar no terreno em cooperação com as instituições, autarquias, universidades, empresas, contribuindo para o processo de tomada de decisão em prol dos interesses das nossas comunidades”, afirma em nota.