A importância do trabalho desenvolvido pelas instituições mutualistas, IPSS, misericórdias, cooperativas e demais parceiros da Economia Social envolvidos no Conselho Nacional da Economia Social (CNES) estará em destaque no âmbito das celebrações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril (50X25).
A apresentação pública da nova série da Revista ES (Economia Social) – Leituras & Debates, em formato digital e papel, no próximo dia 27 de Março, no Goethe Institut em Lisboa e organizado pela CASES é um exemplo desta programação temática.
Já nesta sexta-feira 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) promove uma conferência subordinada ao tema “As Mulheres e o Trabalho. 50 anos de Liberdade e de Luta pela Igualdade”.
Organizada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), esta celebração inclui diversos momentos de reflexão, ao longo de todo este ano, que envolve diversas instituições, dentre elas a histórica Organização Internacional do Trabalho (OIT), que assinala cem anos de relações com Portugal.
A ministra Ana Mendes Godinho recordou em sua mensagem as conquistas de “serviços sociais de apoio nomeadamente apoio domiciliário, centros de dia, centros dedicados às Pessoas com deficiência, o novo Modelo de Apoio à Vida Independente, creches gratuitas.”
Confira a programação completa, com todos os eventos, conferências, debates, exposições, tertúlias, teatro, concertos e até um podcast sobre as canções de Abril.