A Federação Nacional das Cooperativas de Solidariedade Social (FENACERCI) e a Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (FEAPAE) dao Estado de Minas Gerais realizam um Seminário Luso-Brasileiro nos próximos dias 9 e 10 de Abril, com a colaboração do Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa e da Faculdade APAE Brasil.
Pretende-se que esta segunda edição, que decorre no auditório dos Arquivos Nacionais, na Torre do Tombo, em Lisboa, “se assuma como um espaço de reflexão e diálogo sobre os desafios e as oportunidades enfrentados pelas organizações de apoio às pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência dos dois lados do Atlântico”.
Estarão em destaque a rede APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excecionais), no Brasil, e o movimento CERCI – Cooperativas de Solidariedade Social, em Portugal, com o objectivo de se aprofundar conhecimento e “fortalecer sinergias” entre Portugal e o Brasil no que respeita à promoção dos direitos e qualidade de vida das pessoas apoiadas.
Ao longo dos dois dias, várias personalidades da academia, do sector social e das políticas públicas abordarão temas como a sustentabilidade organizacional, os caminhos para a inclusão comunitária e vida independente, os desafios da longevidade da população com deficiência intelectual, o diagnóstico duplo e as ferramentas ao serviço do conhecimento para os profissionais do sector social.
São destinatários do Seminário Luso-Brasil os profissionais das organizações de apoio às pessoas com deficiência, técnicos de instituições de solidariedade social, docentes e alunos de instituições de ensino e centros de investigação na área das ciências sociais e humanas, pessoas com deficiência e suas famílias, técnicos de organismos públicos ligados ao setor social e solidário. As inscrições decorrem até esta sexta-feira 4 de Abril.