Constituída por cinco associações de produtores da zona sul do país, a recém-criada Cooperativa “Condja Damungu” é a primeira cooperativa de produtores de coco de São Tomé e Príncipe.
Este marco histórico teve sua assembleia geral de fundação a 14 de Julho, graças à concertação de esforços dos produtores de coco da zona sul de São Tomé e do Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (Pafae) de São Tomé e Príncipe.
Na assembleia de formalização da cooperativa, que teve lugar em São João de Angolares, no distrito de Caué, foram eleitos os órgãos sociais, nomeadamente os membros da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal.
Ao longo dos últimos dois anos, a ONG Pafae promoveu o associativismo e investiu na organização dos produtores da fileira do coco no país, o que culminou nesta entidade cooperativa não-governamental, que se pretende representar como um intermediário formal e fiável entre produtores e compradores.
A Condja Damungu Coop pretende representar mais associações de produtores de coco, promovendo a segurança alimentar e nutricional, através de atividades orientadas para o desenvolvimento rural. Não apenas impulsionar a economia local com o aumento da produção de coco, a cooperativa pretende manter o bem-estar e o equilíbrio social, contribuindo para a renovação da área de coqueiral no país.
Dentre os desafios da venda colectiva da produção de coco na região, a cooperativa irá também proporcionar a aquisição colectiva de materiais e meios agrícolas necessários à produção e incentivar todas as associações de produtores de coco a tornarem-se associados.
O Projeto de Apoio às Fileiras Agrícolas de Exportação (PAFAE) de São Tomé e Príncipe é financiado pela União Europeia, cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) em parceria com o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pesca de São Tomé e Príncipe.
(Fonte: Pafae/IMVF)
Be the first to comment on "São Tomé e Príncipe: Foi criada a primeira Cooperativa de produtores de coco"