Maiores cooperativas de Portugal movimentam volume de negócios de 2,7 mil milhões de euros

A Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) divulga o relatório com os dados estatísticos mais relevantes de 2021 relativos às 100 Maiores Cooperativas Portuguesas, ordenados pelo volume de negócios e as 20 maiores Cooperativas de Crédito, ordenadas pelo total do Activo Líquido.

Anualmente, desde 2018, este estudo a Cases revela desta vez que o volume de negócios global destas cooperativas em 2021 foi cerca de 2,74 mil milhões de Euros, representando a criação de mais de 7.800 postos de emprego, dos quais 46,4% preenchidos por mulheres.

O relatório, compilado por Eduardo Pedroso e Edna Neves, revela ainda que o Activo Líquido global das 20 maiores Cooperativas de Crédito em 2021 foi, em termos nominais, 3,7% superior ao valor de 2020, o que representa cerca de 24,45 mil milhões de Euros.

Leia também: Desafios da Habitação é tema do Dia Internacional das Cooperativas em Portugal

Este ranking das maiores Cooperativas em Portugal apresenta também, quando aplicável, as cinco maiores Cooperativas por Ramo, compostas por diversas Cooperativas, que podem não figurar no índice das 100 maiores.

O estudo mantém a divulgação dos principais rácios económico-financeiros, comparações com números de 2020, valores da Economia Nacional e o contributo destas cooperativas para alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular o ODS 8 – Trabalho digno e Crescimento Económico e o ODS 5 – Igualdade de Género.

A CASES mantém com esta iniciativa a visibilidade das actividades do Sector Cooperativo Português, de particular relevância no ano de 2021, considerando-se os efeitos sociais e económicos provocados pela pandemia da COVID-19 naquele ano.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*