Data nacional de São Tomé e Príncipe é celebrada no Porto pela Associação Luso Sãotomense

A Associação Intercultural Luso Sãotomense (AILS) assinalou o Dia da Independência de São Tomé e Príncipe , dia 12 de Julho, com um evento na Casa do Farol, na Foz do Douro, Porto.

Subordinada ao tema “São Tomé e Príncipe: que futuro?”, a cerimónia contou com a presença do vice-cônsul Paulo Patrício a enaltecer o sentimento de segurança e hospitalidade oferecido aos visitantes pelas gentes do arquipélago.

Pedro Vilar acompanha fala de Carlos Semêdo.

O ex-magistrado são-tomense Carlos Semêdo, por sua vez, embora ao confirmar os encantos santomenses, falou em fragilidades e temas delicados, como a “suposta tentativa” de golpe de Estado, em Novembro de 2022. Semêdo afirma ter documentos que comprometem o governo e que continuará a defender o país onde nasceu.

O vereador da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo, falou da importância da integração das comunidades de Língua Oficial Portuguesa frente as necessidades da economia e os desafios da actualidade. Foi reforçado pelo presidente da União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan.

Paulo Jorge Teixeira, presidente da Cooperativa do Povo Portuense, anfitrião do Espaço Casa do Farol, recordou a proximidade da cooperativa com as comunidades lusófonas, em diversas iniciativas suportadas pelo Auditório da Portuense Coop.

Pedro de Vilar Correia, presidente da AILS, deu a conhecer as diversas valências da associação lusófona na integração das “interculturalidades”, igualmente enaltecida por diversos convidados presentes. Embora tenha sido fundada em 2006 por cidadãos são-tomenses, a colectividade realiza actividades de, e para todos os cidadãos das comunidades lusófonas.

As intervenções e a participação do público no debate sobre temas da actualidade são-tomense, sobretudo na Educação, foram moderadas pelo Cônsul Honorário da República do Senegal, Manuel Alexandre Solla. Um “porto de honra” foi servido para selar os laços de cooperação.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Data nacional de São Tomé e Príncipe é celebrada no Porto pela Associação Luso Sãotomense"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*