Cooperativas e seguradoras mútuas aumentam sua participação no mercado global

A participação de mercado das seguradoras mútuas e cooperativas foi de 26,2% em 2021, de acordo com um novo relatório do Federação International de Cooperativa e Seguros Mutualistas (ICMIF, na sigla em inglês).

A última edição do relatório anual “Global Mutual Market Share” mostra que mais de 4.400 seguradoras mútuas subscreveram coletivamente 1,32 mil milhão de euros em prémios de seguro em 2021. O relatório analisa os prémios renda, ativos, investimentos, número de funcionários e número de membros/segurados, de seguradoras mútuas e cooperativas em 79 países.

Top 10

Segundo o relatório, a quota de mercado das seguradoras mútuas e cooperativas foi de 26,2% em 2021 (26,4% em 2020). O número é maior (30,1% em 2021) se for excluída a China, o segundo maior mercado de seguros do mundo, mas com uma penetração mútua insignificante (0,2% de participação no mercado).

Os 10 países com os maiores mercados de seguros em termos de participação mútua e cooperativa são Holanda (59,4%), Finlândia (56,7%), França (52,6%), Noruega (50,0%), Suécia (49,0%), Eslováquia (48,7%), Dinamarca (47,0%), Espanha (46,9%), Alemanha (46,0%) e EUA (40,8%). 

No outro extremo do espectro estavam em 2021 Indonésia, Israel, Islândia, Paquistão, Bangladesh e Chipre, onde nenhum negócio mútuo foi regitrado para o sector de seguros. O relatório é baseado em dados de 79 países, 73 dos quais possuem um sector de seguro mútuo regulamentado. 

Além desses números, o estudo também apresenta uma série de estudos de caso de organizações que visam mostrar como os membros do ICMIF apoiaram os seus segurados, comunidades locais e até serviços de emergência médica, mantendo a resiliência durante a pandemia de Covid-19.

Modelo socialmente sustentável

Os seguros mútuos e cooperativos representavam mais de 25% do mercado nacional em 19 países. As seguradoras mútuas em 58% dos países incluídos neste relatório experimentaram um crescimento em sua participação no mercado nacional entre 2011 e 2021.

Rob Wesseling, CEO da Co-Operators (Canadá) e presidente da ICMIF, afirma que o desempenho positivo do modelo de seguro mútuo e cooperativo se reflecte em sua receita de prémios, que atingiu um recorde histórico de 1,25 mil milhão de euros em 2021, com crescimento anual positivo em 12 dos 14 anos de estudo, desde 2007.

“O sucesso do modelo apoia o desenvolvimento económico sustentável e inclusivo, promovendo a coesão social e o desenvolvimento da comunidade, incentivando a participação dos membros na tomada de decisões, ao mesmo tempo em que ofereceu oportunidades de emprego para 1,1 milhão de pessoas em todo o mundo em 2021”, aponta Wesseling.

Para Shaun Tarbuck, executivo-chefe da ICMIF, o relatório “realmente demonstra o impacto social e comunitário do modelo de negócio mútuo/cooperativo, especialmente em tempos de crise”, a avisa que “continuaremos a relatar o desempenho do sector, que segue a apoiar os segurados, comunidades e sociedades de uma forma que se diferencie do restante do mercado de seguros.”

Em Portugal, a Mútua dos Pescadores é a única cooperativa portuguesa de seguros, no ramo não-vida. Oferece oportunidade de emprego a cerca de 250 trabalhadores e colaboradores, representando mais de 16 mil associados.

O grupo helvético-francês CA Crédito Agrícola tem uma grande penetração no mercado português com cerca de 630 balcões, origem mutualista e direcionado para empresas agrícolas e vitivinícolas.

(Fonte: CoopNews)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.