Aliança Cooperativa Internacional anuncia Jeroen Douglas novo diretor geral

O antropólogo holandês Jeroen Douglas foi eleito o 17º director-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI/ICA), no seguimento da última Assembleia Geral. Ele sucederá a Bruno Roelants, que se reformou em Fevereiro. Deverá assumir funções até Janeiro de 2024. Até então, o presidente da ICA, Ariel Guarco, está a actuar interinamente à frente da Direcção-Geral.

Ariel Guarco comentou que “Jeroen tem todas as qualidades de que precisamos em um diretor geral da organização e dará uma contribuição significativa para o desenvolvimento de um ICA capaz de enfrentar os desafios que enfrentamos”. A ICA recebeu mais de 200 candidaturas para esta posição. 

Douglas é actualmente diretor executivo da Solidaridad, uma organização internacional (ONG) que assiste a agricultores e cooperativistas no terreno em 40 países. Iniciou seu percurso em 2009, como director da Solidaridad para a América Latina, cargo onde gerenciou finanças, governança, parcerias, advocacia e captação de recursos na região. Chegou em 2019 a administrador executivo.

Tem formação em Teologia e Antropologia Cultural e liderou o desenvolvimento de vários colóquios globais de sustentabilidade para o açúcar, a soja e a carne bovina, como a Global Roundtable for Sustainable Beef (GRSB) e a Round Table on Responsible Soy Association (RTRS).

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.