CASES acrescenta podcast para celebrar Ano Internacional das Cooperativas 2025

Em celebração ao Ano Internacional das Cooperativas 2025 (AIC2025), instituído pelas Nações Unidas em homenagem ao impacto global do cooperativismo, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES) anunciou uma programação diversificada. Com foco em inovação, educação e debate, as actividades previstas em Portugal procuram destacar o papel central das cooperativas no progresso económico e social.

A programação terá início com o primeiro debate do ciclo dedicado ao tema “Cooperativas, Jovens e o Futuro do Trabalho”, e ainda a reedição do Boletim Cooperativista, trazendo à tona artigos históricos da autoria de António Sérgio, e em particular sobre o papel da mulher no cooperativismo.

Ao longo do ano, estão previstos três ciclos de debates que abordarão temas fundamentais: Cooperativismo e Democracia (Junho) e Cooperativismo e Habitação (Julho), explorando as contribuições das cooperativas para a habitação acessível e os sistemas democráticos.

Edições Comemorativas e Podcast

Publicações de peso marcarão o AIC2025, como a reedição da obra “Essencial sobre Cooperativas“, de Rui Namorado. Também o livro “Memórias do movimento Metanoia no Marão – Utopia cristã em tempos de Ditadura”, de Carlos Balsa, será lançado a 21 de Maio.

Em Junho, será a vez da “Adaptação e intertextualidade na obra infantojuvenil Contos Gregos”, de José Carlos Pereira, numa iniciativa em homenagem ao centenário do clássico “Contos Gregos” de António Sérgio.

O Dia Internacional das Cooperativas será celebrado com a emissão de um selo (ou moeda) comemorativa, reforçando o reconhecimento do sector. Também será apresentado o projecto A Voz dos 12, uma série de podcast que trará testemunhos inspiradores de protagonistas do cooperativismo português, ao longo de todo o ano.

Foco Internacional

Em Novembro, Portugal será palco de uma conferência internacional sobre o ecossistema legislativo das cooperativas, analisando questões fiscais, jurídicas e económicas que afectam o sector em Portugal e na Europa.

Com iniciativas que vão desde debates e lançamentos de publicações até produções digitais e conferências internacionais, este calendário, embora ainda em construção, pretende reflectir o espírito do AIC2025, promovendo a cooperação como um motor de inovação e desenvolvimento sustentável.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.