Brasília será o palco do Cooperativismo em Língua Portuguesa

As inscrições para a Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa (CICLP) estão já a decorrer. Depois de duas edições marcantes em Portugal, chegou a vez do Brasil receber o maior encontro do cooperativismo lusófono.

De 19 a 21 de Maio, em Brasília, estarão reunidos líderes, gestores, especialistas, representantes de governo e parlamantares dos países membros da CPLP, especialistas de agências de desenvolvimento, académicos e estudantes, para fortalecer a intercooperação e impulsionar os negócios.

A terceira edição da CICLP tem como objectivo promover a intercooperação, incentivar negócios e impulsionar a internacionalização das cooperativas, gerando impacto económico e social significativo nas comunidades.

O evento reforça o compromisso com o Ano Internacional das Cooperativas, proclamado pela ONU, destacando o papel fundamental do cooperativismo no combate às desigualdades e no fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

A ideia da Cimeira Internacional das Cooperativas de Língua Portuguesa surgiu para fortalecer o cooperativismo entre países lusófonos. A primeira edição teve lugar em 2022, no Porto, reunindo participantes de sete países, promovendo parcerias estratégicas. Em 2023, a cidade de Torres Vedras acolheu a segunda edição, envolvendo o cooperativismo de crédito e reforçando a troca de experiências e partilha de boas práticas.

A terceira CICLP é uma iniciativa do Sistema OCB do Distrito Federal e da Cooperativa do Povo Portuense, com da Organização das Cooperativas do Brasil (Sistema OCB), Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa (OCPLP), Confebras, Fecoop, CooperSystem, Instituto Antero de Quental, Câmara do Comércio BR-PT do DF, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (ICA/OEA) e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional do governo brasileiro.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.