A Força-Tarefa Interinstitucional das Nações Unidas sobre Economia Social e Solidária (UNTFSSE) aceitou essa semana a Comissão da União Africana (CUA) como seu mais novo membro.
A força-tarefa é presidida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e inclui entre seus membros a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), o Fórum Internacional da ESS e a Rede Intercontinental para a Promoção da Economia Social Solidária (RIPESS).
Simel Esim, presidente da UNTFSSE e chefe da Unidade de Economia Cooperativa, Social e Solidária da OIT, deu as boas-vindas à AUC na força-tarefa, citado pela CoopNews, acrescentando que “a estratégia e o plano de ação de 10 anos da União Africana sobre a ESS são um marco para o avanço da ESS para o desenvolvimento sustentável no Sul Global“.
A União Africana adotou recentemente uma Estratégia e Plano de Implementação da ESS de 10 anos (2023-2032), que visa fortalecer o papel da ESS africana em alinhamento com a Agenda 2063 da União Africana, “A África que Queremos” .
O chefe de trabalho, emprego e migração da AUC, Sabelo Mbokazi, disse que eles “esperam promover sinergias mais fortes entre os actores internacionais” como parte da UNTFSSE, “garantindo que os valores e princípios da ESS contribuam para o desenvolvimento sustentável e a resiliência econômica da África”.
A UNTFSSE promove a Economia Social para o desenvolvimento sustentável, apoiando entidades da ONU no fortalecimento de iniciativas, facilitando parcerias com organizações intergovernamentais e ONGs, e coordenando atividades de pesquisa e partilha de conhecimento.