Associação Portuguesa de Sociologia junta-se à Coop99 em dois dias pelo Cooperativismo

O Instituto de Sociologia da U.Porto e a Associação Portuguesa de Sociologia (SCEAV-APS) juntaram-se à Coop99 com o objectivo de fomentar o debate e a reflexão sobre o Cooperativismo, com uma iniciativa de dois dias subordinada ao tema “Cooperativismo: Iniciativas Económicas de Resistência”.

A iniciativa terá início pelas 17h30 do dia 13 de Junho, com uma mesa-redonda com Diego Veiga (Coop99), Patrícia Neto e Gabriela Cardoso (Matriz Minhota), Fernando Martinho (Uninorte), Jorge Gonçalves (Rede Coop Integrais) e Cecília Fonseca (Outras Economias), na sala 203 da Faculdade de Letras da U.Porto. Segue-se uma dinâmica interna sobre a essência comunicativa nas cooperativas, pelas 19h30, com acesso gratuito exclusivo a cooperativas.

No dia 14 de Junho terá lugar nas instalações da Coop99 (Rua Calouste Gulbenkian 117, Porto) uma formação, durante todo o dia, onde serão aprofundados temas como criar e sustentar projectos cooperativos: planos de negócios; autogestão; formas alternativas de trabalhar em colectivo.

O dinamizador será o economista Jorge Gonçalves, um dos fundadores da Cooperativa Integral Minga, em Montemor-o-Novo. Realiza consultoria a vários projectos cooperativos e associativos, e é um dos coordenadores da Rede de Cooperativas Integrais.

A iniciativa encerra com um “Slow Motion Tour” pela cidade do Porto, com Pedro Pereira, e um jantar vegano na Coop99, que responde assim ao repto do Ano Internacional das Cooperativas, ao reunir cooperativas e especialistas para “discutirem sobre a criação de alternativas de trabalho e de vida digna numa era de instabilidade económica e de precarização do trabalho.”

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.