Argentina: Inteligência Artificial é testada no meio acadêmico sobre Cooperativismo

Os professores queriam saber a opinião da Inteligência Artificial (IA) sobre o relatório de desempenho acadêmico nas Cooperativas da Cátedra Opcional II e este respondeu.

“Convidamos a si a reflectir sobre o papel da inteligência artificial na educação, como recurso complementar que potencializa o trabalho docente e promove o desenvolvimento integral dos alunos.”

[Formosa, Argentina] Com o propósito de inovar na avaliação de resultados acadêmicos e promover o debate sobre a utilização de tecnologias emergentes na área educacional, os responsáveis ​​pela Cátedra Opcional II Cooperativas da Faculdade de Administração, Economia e Empresas (FAEN-UNaF), a professora Ana María Ramírez Zarza e o professor convidado José Yorg recorreram à Inteligência Artificial (IA) para obter uma perspectiva crítica sobre o relatório de desempenho acadêmico da disciplina.

A IA destacou vários aspectos relevantes do relatório:

Na Educação: Abordagem pedagógica cooperativa. Foi destacada a utilização de metodologias participativas que estimulam o pensamento crítico e o trabalho em equipe, princípios fundamentais do cooperativismo.

Em Investigativo e sua produção acadêmica de âmbito nacional e internacional através da publicação de artigos em portais jornalísticos e participação em redes como a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) posicionam a cátedra no campo acadêmico internacional.

Vínculo com a sociedade: O IA reconheceu a importância das ações de extensão universitária realizadas pela cátedra, que fortalecem o relacionamento entre a universidade, as cooperativas e os stakeholders em geral.

Leia também: Cooperativas cautelosas com desafios da Inteligência Artificial no sector criativo no Reino Unido

Em sua análise, a IA também apontou áreas para melhorias:

Maior integração interdisciplinar: Foi recomendado trabalhar em conjunto com outras cátedras para enriquecer a abordagem do cooperativismo sob diferentes perspectivas.

Uso de tecnologias: Promover o uso de ferramentas digitais para dinamizar as aulas e melhorar a acessibilidade dos conteúdos.

Avaliação contínua: Promover sistemas de feedback constante entre alunos e professores para optimizar os processos de ensino-aprendizagem.

Em relação às atividades de Extensão universitária, foi destacado o impacto do curso MOOC virtual “Introdução à Administração e Gestão Cooperativa”, desenvolvido pela FAEN-UNaF e apoiado pela equipe do SIED-UNNE. Este curso, com quase 1000 inscritos, tem possibilitado capacitar empresários, estudantes e profissionais em princípios cooperativos e suas aplicações práticas. Entre seus excelentes resultados, destacam-se:

Participação diversificada: O curso atraiu estudantes da Argentina e de outros países como Equador, Espanha e México, promovendo uma perspectiva global.

Resultados positivos: 92% dos participantes afirmaram ter adquirido conhecimentos valiosos e 98% recomendariam o curso para outras pessoas.

Propostas de melhoria: Foi sugerida uma ampliação do conteúdo do curso com módulos adicionais, casos práticos e maior ênfase nos aspectos jurídicos do cooperativismo.

Os professores Ramírez Zarza e Yorg expressaram sua satisfação com a análise fornecida pela IA e reafirmaram o seu compromisso com a melhoria contínua. “Incorporar a tecnologia em nossas práticas não só nos permite inovar, mas também abrir novas portas para o conhecimento e fortalecer nosso trabalho educativo no campo do cooperativismo”, destacou Yorg.

Por fim, os responsáveis ​​pela cátedra convidaram a comunidade acadêmica e as cooperativas da região a refletirem sobre o papel da inteligência artificial na educação, como recurso complementar que potencializa o trabalho docente e promove o desenvolvimento integral dos alunos.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.