Universidade Popular do Porto realiza Ciclo de Cinema da Palestina

A Universidade Popular do Porto, que tem uma actividade relevante na solidariedade com a causa do povo palestiniano, promove, de 5 a 30 de Julho, por videoconferência e com participação presencial limitada, um ciclo de cinema da Palestina e sobre a Palestina com curtas-metragens, um documentário e uma longa-metragem, em três sessões abertas, com comentários e debate.

Na segunda-Feira, 5 de Julho, à partir das 21h30, serão exibidos três curtas-metragens de cineastas palestinos sobre a ocupação, o controle, a humilhação, a fragmentação e as condições de vida a que é sujeito o povo da Palestina.

Jornada Impossível  (Annemarie Jacir -2003, 17 min). Um grupo de artistas cruza fronteiras emocionais e políticas enquanto tenta chegar a Jerusalém. Poema visual sobre a fragmentação de um povo. O presente (Farah Nabulsi – 2020 – 24 min). No dia de aniversário do seu casamento, um homem vai com a filha comprar um presente para a esposa. No caminho há um posto de controle prepotente para os humilhar. Oceano de Injustiça (Bruno de Champris – 2017 -11 min). Durante décadas uma grande injustiça afoga um povo inteiro. Temos ideia dessa injustiça? A exibição será seguida de comentários e debate com Miguel Miranda, médico e escritor.

Na segunda-Feira, 12 de Julho, à partir das 21h30, será exibida a longa-metragem 3000 Noites (Mai Masri – 2015 – 1h.43 min), sobre as prisões numa terra aprisionada, sobre a resistência na luta pela liberdade roubada e pela vida ameaçada. Os comentários e o debate estâo a cargo de Mário David Soares, professor e sindicalista.

A lotação presencial é limitada. A inscrição deve indicar a opção por participação presencial ou online em: upp.secretaria@gmail.com. Veja a programação completa aqui. O evento tem o apoio da Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM).

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Universidade Popular do Porto realiza Ciclo de Cinema da Palestina"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*