Por José Yorg, o cooperário *
“O cooperativismo me deu o que todo homem bem-nascido precisa alcançar: dignidade e decoro.”
Este artigo dá continuidade a outro artigo denominado “Narrativas Breves de Ensino: Estudo de dois casos na FAEN-UNaF, como trajetórias inéditas”, nos quais explicamos com a professora Ana María Ramírez Zarza sobre a conjunção de nossos dois papéis diferentes, mas confluentes: ela como professora da Cátedra Optativa II Cooperativas e eu como um diretor do Conselho de Administração da Faculdade de Administração, Economia e Empresas (FAEN).
Hoje esta situação de diferentes papéis foi modificada para o bem da educação universitária cooperativa. Continuo como orientador, representando a turma de pós-graduação até Agosto de 2025, porém, fui nomeado pela Resolução nº 248/24 da Pró-Reitoria como “Professor Convidado” da Cátedra Opcional II Constituição e Gestão Contábil e Tributária das Cooperativas” pela professora Ana María Ramírez Zarza, um fato académico histórico e inédito que deve ser replicado.
Naturalmente, chegar a esse estágio envolveu esforços extenuantes que, felizmente, foram amplamente reconhecidos.
A Resolução do Reitor Darío Guerra diz, entre outros conceitos nos quais se baseou para emitir a Declaração de “Professor Convidado” a José Yorg:
“Que o Sr. José Yorg tem demonstrado um compromisso constante com a educação e promoção dos valores e princípios cooperativos ao longo da sua carreira profissional e docente, dando contribuições significativas para pesquisas, estudos e publicações nesta área do conhecimento, como se pode verificar de seu currículo abreviado; Por isso, estima-se que, dada a sua destacada carreira, a sua participação como professor convidado na Cátedra constituiria um valioso contributo para a nossa Unidade Académica, enriquecendo – especialmente – o debate e a formação dos nossos alunos na área temática abordada.”
Carreira profissional brilhante
O reitor Guerra, ao entregar a Resolução pelas próprias mãos, destacou “a brilhante carreira profissional que Yorg tem e também sublinhou ”a importância deste facto para a FAEN, ter um educador social tão prestigiado, pois é um passo em frente na nossa missão de oferecer uma educação de qualidade que responda às necessidades e desafios da sociedade atual”.
E para finalizar o ato protocolar de entrega do documento, o Reitor afirmou: “A FAEN reafirma assim o seu compromisso com a excelência educacional, dando aos seus alunos a oportunidade de aprender com profissionais como a Prof. Ana María Ramírez Zarza e o Lic. José Yorg, que não só dominam a teoria, mas também deixaram a sua marca na prática.”
Naturalmente, e confesso, tive que superar a extrema modéstia que me invadiu para partilhar esta feliz notícia que implica para o avanço da educação universitária cooperativa.
Validação do aluno
Apresentei-me aos alunos, com a professora responsável pela Cátedra Opcional II de “Constituição e Gestão Contábil e Fiscal das Cooperativas” Ana María Ramírez Zarza, que leu a Resolução do Reitor e depois, por minha vez, expliquei seu alcance e suas limitações.
Então, imediatamente a seguir perguntei aos alunos se concordavam com o documento que me qualifica como “Professor Convidado” e eles responderam em uníssono com aplausos e rapidamente concordaram em validar a Resolução, testemunhando com algumas fotografias que a demonstram categoricamente.
Esta é, então, uma experiência educacional universitária que pode ser replicada para o bem do cooperativismo.
Be the first to comment on "Uma experiência universitária replicável"