Na sua terceira edição presencial, em Torres Vedras, a Cimeira Global de Inovação Cooperativa (Global Innovation Coop Summit – GICS) irá explorar como as cooperativas podem fornecer soluções para alguns dos maiores desafios do mundo actual.
Faltando pouco menos de uma semana para o Global Innovation Coop Summit (GICS), a britânica Coop News analisa alguns dos principais temas da agenda.
O evento vai reunir cooperativistas de todo o mundo em Torres Vedras, Portugal, para se focar em três temas principais: capacitar as pessoas para agir; construir confiança em conjunto; e co-criar mudanças inclusivas e duradouras.
Yuill Herbert, especialista em planeamento climático e participante activo em processos de transição internacional, abrirá a cimeira com uma palestra sobre o tema dos pontos de viragem, seguida de um workshop colaborativo sobre os principais desafios globais.
“As cooperativas combatem a desigualdade impedindo a concentração de riqueza. Combatem a insegurança económica cultivando a resiliência colectiva em vez do individualismo austero. Como escolas de democracia, constroem confiança e responsabilização na era da desinformação“, disse à Coop News.
Herbert acrescenta que as cooperativas “enfatizam as necessidades em vez do lucro, uma estrutura poderosa para combater as alterações climáticas e a crise ecológica.”
À frente da canadiana Sustainability Solutions, Herbert espera que os participantes consigam ver as cooperativas “não como empresas que ocupam um nicho nas economias capitalistas, mas como uma solução estrutural para os grandes desafios do nosso tempo” e “imaginar um papel fundamentalmente diferente para as cooperativas nas nossas sociedades e os caminhos para o alcançar”.
Os workshops sobre o primeiro tema, capacitar as pessoas para a ação, irão focar-se na construção de uma cultura de responsabilização, alavancar o capital humano para impulsionar inovações, utilizar a IA para a tomada de decisões baseada em dados e integrar princípios ambientais, sociais e de governação (ESG) a todos os níveis das operações cooperativas.
O segundo tema, construir confiança em conjunto, será explorado através de uma série de sessões temáticas sobre os desafios e oportunidades da transformação digital para cooperativas e mútuas, criar parcerias internacionais fortes entre cooperativas, desenvolver soluções sustentáveis e impactantes para estas crises globais e construir ou fortalecer redes globais para partilhar conhecimento e recursos.
O terceiro tema, co-criar para uma mudança inclusiva e duradoura, será debatido durante as sessões temáticas sobre como as cooperativas podem integrar soluções ecológicas concretas nas suas operações para aumentar a sustentabilidade e a responsabilidade, como a inteligência artificial (IA) pode apoiar a transição energética, otimizando soluções de energia renovável e promovendo uma abordagem regenerativa aos sistemas e às comunidades, e como as cooperativas podem ir além da resiliência e tornarem-se impulsionadoras essenciais da economia circular.
Uma das vozes em destaque será a de Ana Rita Antunes, com a sua experiência na criação das Comunidades de Energia Renovável (CER), na cooperativa de energia renovável Coopérnico.
Manuel Guerreiro, à frente da Caixa Agrícola de Torres Vedras, afirma que, “como coanfitriões, o nosso objectivo é inspirar e ser inspirados. Queremos que todos os participantes saiam com novas ideias, redes expandidas e uma compreensão mais profunda do papel vital do sector cooperativo na concretização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.”
Guerreiro convida “calorosamente” os líderes cooperativistas de todo o mundo a juntarem-se em Torres Vedras, nos dias 27 e 28 de outubro de 2025, para celebrar o Ano Internacional das Cooperativas no Global Innovation Coop Summit.
A Cimeira GICS é co-organizada pela Rede Internacional de Inovação Cooperativa e pela Caixa Agrícola Torres Vedras. As inscrições para o evento ainda estão abertas. Mais informações estão disponíveis no site do evento.
