A cooperativa de Energias Renováveis Coopérnico vai lançar uma aplicação de telemóvel (app) Coopérnico Comunidades, publicamente no próximo dia 30 de Outubro, no Museu de Lisboa/Palácio Pimenta, em Lisboa.
Esta aplicação digital visa pôr em contacto cidadãos que vivem na mesma localidade e têm interesse em criar ou juntar-se a uma Comunidade de Energia Renovável.
A ideia é tornar simples a colaboração em torno da energia limpa, com apoio especializado em todas as etapas. “Muitas pessoas sentem que criar ou aderir a uma comunidade de energia é demasiado complicado. Queremos facilitar e apoiar os cidadãos no processo!”, esclarece a cooperativa em nota.
A app pretende aproximar vizinhos, para encontrarem-se e trabalharem juntos, com o objectivo de produzir energia renovável e partilhá-la, adotarem medidas de eficiência energética, realizarem compras em conjunto para a renovação energética das suas casas e outras actividades relacionadas com a energia.
Nesta sessão de apresentação, a cooperativa pretende discutir como potenciar a utilização da app e as melhores formas de apoiar os cidadãos na criação de Comunidades de Energia Renovável (CER).
