Museu Mineiro de São Pedro da Cova abre exposição sobre os 100 anos da Companhia das Minas de Carvão

Abriu este sábado dia 11 a exposição “100 Anos da Companhia das Minas de Carvão de São Pedro da Cova”. São cerca de 30 painéis com fotos, reprodução de documentos daquela altura e também originais, em exposição no Museu Mineiro de São Pedro da Cova.

Para Micaela Santos, coordenadora do museu, a própria criação do museu trouxe de volta “o orgulho de ser mineiro”, e esta exposição, com uma visita guiada pela professora Idalina Ferreira, vem oferecer aos visitantes a “riqueza patrimonial, identidade e tradições” dos habitantes.

A exposição prossegue até 12 de Março de 2022, com entrada gratuita. As visitas guiadas para os alunos do 1º Ciclo do conselho de Gondomar será uma prioridade, para manter viva a memória das gentes que dedicaram suas vidas à actividade económica que deu emprego a trabalhadores de zonas rurais do Douro, Tâmega, Sousa.

A coleção do Museu Mineiro de São Pedro da Cova reúne ainda fósseis animais e vegetais, utensílios e ferramentas utilizados no desmonte, tratamento e expedição de carvão. A iniciativa é da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova.

Professora Idalina Ferreira conduz a visita guiada.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Museu Mineiro de São Pedro da Cova abre exposição sobre os 100 anos da Companhia das Minas de Carvão"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.