Ministra agradece sector social em despedida

O presidente da União das Mutualidades (UMP), Luís Alberto Silva, e os representantes das demais entidades da sector da Economia Social e Solidária (ESS), mantiveram um encontro esta semana com a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS), Ana Mendes Godinho.

A homenagem serviu para fazer um balanço das medidas públicas e da cooperação entre o Estado e o sector social, no período que correspondeu ao mandato do governo cessante.

Foi o último encontro entre a equipa do ministério liderado por Ana Mendes Godinho e as entidades representativas do sector social, antes de o Presidente da República conferir posse ao novo Governo.

Participaram no encontro a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, a vice-presidente do Instituto da Segurança Social, Catarina Marcelino, e os líderes da União das Misericórdias, Manuel Lemos, da CNIS, Lino Maia, e da Confecoop, Joaquim Pequicho.

Mendes Godinho e o sector social
Os representantes do sector social e das mutualidades recordaram ter estado sempre ao lado da ministra, depois dela ter assumido a liderança do MTSSS em 2019, tendo gerido a crise pandémica e a crise inflacionista, e anteriormente exercido as funções de Secretária de Estado do Turismo entre 2015 e 2019.

Foi também sob a sua tutela que foi assinada, em 2021, a revisão do Pacto de Cooperação, e dois anos depois, o Compromisso de Cooperação para 2023-2024, que obriga o Estado a rever o Código das Associações Mutualistas e o Regime Jurídico das Farmácias de Oficina.

A governante também se dispôs na altura a celebrar protocolos com as instituições sociais com vista à prescrição de meios complementares de diagnóstico e terapêutica e à prestação de cuidados de saúde nas suas clínicas e hospitais, nas regiões onde o Serviço Nacional de Saúde revele dificuldades de resposta. (Fonte: UMP)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.