Há mais Cooperativas constituídas neste primeiro semestre do que nos últimos cinco anos homólogos

O primeiro semestre deste ano registou o saldo demográfico global mais positivo dos últimos cinco anos, segundo o relatório “Demografia do Setor Cooperativo – 1º Semestre 2022”, elaborado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (Cases).

Tal fica a dever-se a um número de cooperativas constituídas alinhado com o observado no período homólogo de 2021, mas um número de cooperativas extintas quase três vezes inferior.

Esta última diferença é em boa medida explicada pelo número anormalmente elevado de extinções registado no primeiro semestre de 2021 decorrente de processos administrativos de dissolução que não se verificaram na primeira metade de 2022.

O relatório analisa ainda o comportamento do processo de credenciação de cooperativas sediadas em Portugal Continental, atribuições pública da Cases, sendo de destacar no primeiro semestre de 2022 o retomar do seu normal funcionamento, dado que nos semestres anteriores de 2020 e 2021, este processo foi afetado pela crise sanitária que protelou os meses com maior número de pedidos e consequentemente mais credenciais emitidas.

O número de credenciais emitidas superou os valores alcançados antes da pandemia, atingindo-se o valor mais alto alguma vez registado num primeiro semestre.

Leia o relatório completo aqui.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Há mais Cooperativas constituídas neste primeiro semestre do que nos últimos cinco anos homólogos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.