O projeto Estreleira lança uma iniciativa de exibição do orgulho galego e reivindicação de liberdade para Galiza. Será neste sábado 3 de dezembro, no “coraçom do Porto, a grande capital do Norte”.
O agrupamento realiza um ato de irmandade galego-português no Palácio de Cristal, pelas 11h30, onde haverá intervenções musicais, o canto do hino galego e da canção de José Afonso “Grândola Vila Morena”.
Os participantes, cerca de uma centena, farão um roteiro urbano pelo centro da “cidade invicta” acompanhados de bandeiras e símbolos da República da Galiza. Por fim dirigem-se à ponte Dom Luís I.
“Galiza e Portugal são nações irmãs por história, língua, cultura, geografia, paisagem e por tantos séculos de relação entre as populações de ambas as beiras do Minho. As relações e os intercâmbios de tudo tipo aumentarom nos últimos anos. Porém, sempre houve um déficit nas relações políticas, especialmente no que se refere à compreensão da causa galega em Portugal”, justifica o movimento em nota nas redes sociais.
O evento é organizado em parceria com “companheiras e companheiros” da esquerda portuguesa, simpatizantes da causa e com quem partilham os mesmos ideais de soberania, independência e transformação social.
Be the first to comment on "“Galiza e Portugal são Nações irmãs” é o mote de manifestação no Porto"