A Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais (Fenafloresta) organiza, nesta sexta-feira 20 de Setembro, um evento em Lisboa onde pretende discutir a regulamentação florestal europeia (EUDR) e nacional (RJAAR e ZIF) com as diferentes partes interessadas do sector florestal.
No painel dedicado às Zonas de Intervenção Florestal (ZFI), a Fenafloresta apresenta a sua “proposta e visão”, seguida de reflexão e debate, com a presença do secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira.
A federação considera que as ZIF podem contribuir para a solução de um problema complexo, “alavancando os mais de 2 milhões de hectares com planos de gestão, os milhares de proprietários florestais aderentes e envolvidos e dezenas de entidades gestoras destas zonas de intervenção”, afirma em nota de imprensa.
Ainda pela manhã, os debates estão concentrados no Regime Jurídico de Arborização e Rearborização (RJAAR) e no Regulamento Europeu Deflorestação e Degradação Florestal, com intervenções de diversas instituições e ONG e de Nuno Banza, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Num evento que está planeado há vários meses, mas considerando-se os eventos de incêndios florestais destes últimos dias, a Fenafloresta considera ainda mais pertinente a necessidade de discutir e potenciar estas zonas de intervenção florestal com uma nova visão.
[Foto: Acção de formação do ICNF]