A Plataforma ODSlocal vai distinguir três projectos a nível nacional que tenham um impacto positivo no avanço da Agenda 2030, sejam fortemente inspiradores e possuam um elevado potencial de replicação. Na foto [Instagram], a mercearia comunitária autogerida, da Rizoma Cooperativa Integral, um dos projectos já apoiados.
O Prémio ODSLocal na categoria “Projetos” será atribuído no decorrer da Conferência ODSlocal 2024 “Partilhar Experiências, Transformar Futuros”, a 22 de Novembro, em Pombal, onde serão apresentadas as diversas iniciativas das autarquias e agentes da sociedade que se destacaram pelo seu contributo para o desenvolvimento sustentável.
Para além do reconhecimento e notoriedade que confere, o Prémio ODSlocal traduz-se por um apoio monetário individual aos projectos vencedores que concorrem na categoria “Projetos”. Com inscrição gratuita no site oficial, podem candidatar-se entidades privadas, com ou sem fins lucrativos, e serviços locais de entidades públicas que desenvolvam atividades nas áreas do ensino, saúde, cultura ou de natureza social.
As candidaturas ao Prémio ODSlocal encontram-se abertas até ao dia 1 de Outubro. As autarquias poderão fazer parte das candidaturas, em parceria com outras entidades, e desde que não sejam as principais promotoras dos projectos.
A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI.