Estudo identifica práticas de profissionais de sociologia na Economia Social e ONGs

A secção temática Sociedade Civil, Economias Alternativas e Voluntariado (SCEAV) da Associação Portuguesa de Sociologia (APS) está a realizar um trabalho de investigação sobre as práticas dos e das profissionais de sociologia que intervêm em organizações da sociedade civil (sejam de Economia Social ou outras).

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (Animar) foi uma das instituições contactadas, dentre outros organismos públicos e ONG, que desempenham regularmente funções no campo sociológico, seja com profissionais ou ativistas, a exemplo de iniciativas como a Academia de Ativismo (na foto) ou Academia de Empreendedorismo e Acção Local.

A SCEAV pretende realizar vários encontros entre profissionais, ativistas e investigadores nos campos de incidência da sociologia entre 2024 e 2025, em vários pontos do país, com início na Covilhã, já em Maio. Foi solicitada a colaboração da rede Animar na identificação de sociólogos e sociólogas que trabalhem nesta área, para que preencham um inquérito de identificação dos profissionais.

A SCEAV realiza ainda, no dia 11 de abril, um seminário intitulado “Experiências de Voluntariado e Espaços de Cuidado”. O evento é gratuito e ocorrerá em formato online.

(Fonte: APS/Animar)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.