Estudo “Grandes Cooperativas: digitalização, participação e democracia” terá resultados de 2022

A World Cooperative Monitor (WCM) divulga um resumo do que será o estudo relativo a 2022. Este relatório, fruto de um longo inquérito, é um recurso de foco na digitalização e grandes cooperativas, produzido em colaboração com o International Cooperative Entrepreneurship Think Tank (ICETT).

Após a pesquisa sobre o impacto da Covid-19 nas duas últimas edições do relatório WCM, a equipe buscou investigar as mudanças que a pandemia provocou no uso de ferramentas digitais, em especial no que diz respeito ao engajamento do associado e às especificidades da cooperativa identidade.

Os resultados, encontrados no capítulo dedicado, discutem o nível de uso dessas ferramentas, bem como os pontos fortes e fracos de avançar para uma maior digitalização. Nesta edição, parecem estar em destaque as cooperativas brasileiras e italianas.

A digitalização é um caminho crucial para a modernização das organizações, permitindo uma gestão mais eficiente, uma comunicação mais eficaz e, no sector cooperativo, um maior envolvimento por parte dos seus membros em todas as etapas da vida da cooperativa.

Assim, a transição digital tem estado no centro das políticas europeias e recentemente, atentas as atribuições da CASES, foi alvo de um programa-piloto de apoio específico a cooperativas para modernização dos processos e ferramentas de trabalho.

Tendo em conta a pertinência deste tema e tendo como referência um estudo promovido pela Aliança Cooperativa Internacional e a European Research Institute on Cooperative and Social Enterprises (EURICSE) em 2022, a CASES irá lançar em abril um Inquérito com o objetivo de caracterizar o movimento de transformação digital e a participação dos membros no sector cooperativo português considerando as maiores cooperativas dos últimos cinco anos dos diferentes ramos que têm sido incluídas na publicação das 100 maiores cooperativas.

Este estudo irá ser publicado no decurso de 2023 e espera-se que possa contribuir para uma melhor avaliação das necessidades de financiamento na área da digitalização do sector cooperativo, pelo que apelamos à participação por parte das cooperativas inquiridas.

O resumo do estudo pode ser visto (no original, em inglês) aqui.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.