Centro para a Economia e Inovação Social é inaugurado a 14 de Abril na Guarda

Os Governos de Portugal e de Espanha vão realizar no dia 14 de abril, na Guarda, a cerimónia de lançamento do Centro para a Economia e Inovação Social (CEIS), que ficará localizado naquela cidade.

A cerimónia será presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e pela homóloga Yolanda Díaz, Segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e Economia Social de Espanha.

O CEIS resulta da parceria entre o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), a Confederação Portuguesa de Economia Social (CPES), o Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e o Instituto da Segurança Social (ISS).

Do lado de Espanha, os parceiros diretos ou indiretos são a Confederação Empresarial Espanhola da Economia Social (CEPES), o Centro Internacional de Investigação e Informação em Economia Pública, Social e Cooperativa (CIRIEC), a Direção-Geral do Trabalho Independente, Economia Social e Responsabilidade Social da Empresa (DGTAESRSE), o Serviço Público de Emprego do Estado (SEPE) e a Fundação Estatal para a Formação no Emprego (FUNDAE).

O CEIS enquadra-se no Plano de Ação para a Economia Social, apresentado em Bruxelas, em dezembro de 2021, pelo Comissário Europeu do Emprego e Direitos Sociais, Nicolas Schmit.

De acordo com a portaria n.º 302/2022, o novo Centro para a Economia e Inovação Social pretende “responder às necessidades permanentes de formação e aos desafios emergentes que se colocam ao setor”, e que exigem “uma contínua atualização de conhecimentos e competências”.
(Fonte: Cases)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.