Tem lugar já na próxima semana, dias 12 e 13 de fevereiro, na cidade belga de Liège, o Encontro Europeu de Economia Social. O evento decorre em paralelo com uma Conferência de Ministros Europeus responsáveis pela Economia Social.
O encontro, dedicado às transições inclusiva, verde e digital, é uma oportunidade para a Economia Social reunir profissionais, cientistas, decisores políticos e outras partes interessadas para discutir modelos económicos inovadores, resilientes e inspiradores para uma Europa mais social e sustentável.
O primeiro dia terá discussões plenárias e seis workshops, no Palácio do Congresso de Liège, que apresentam uma variedade de boas práticas e realidades no terreno na Europa e em todo o mundo, sobre as três transições, mas também sobre storytelling, ampliação de projetos e inovação social.
No segundo dia, quatro mesas redondas analisam a forma como os objetivos políticos podem ser postos em prática, com mesas redondas, dedicadas aos ambientes urbanos, com o exemplo de Bruxelas, sobre auxílios estatais, sobre o mainstreaming da Economia Social e, sobre a acessibilidade ao financiamento e ao investimento.
Serão também organizadas visitas a empresas da Economia Social para descobrir exemplos na região de Liège, a “cidade ardente” e Flandres. Estes exemplos também serão ilustrados e apresentados na Aldeia da Economia Social.
A organização está por conta da presidência belga do Conselho da União Europeia. Para mais informações, visite o site oficial.