Discussões sobre o Pacto Verde Europeu prosseguem este fim de semana no Dubai

A partir deste fim de semana, a Comissão Europeia pretende “tornar-se o primeiro continente do mundo neutro para o clima, até 2050”. Este é o “objectivo da União Europeia para modernizar a Economia e a sociedade da UE e reorientá-la para um futuro mais justo e sustentável.”

Este debate público sobre o “Pacto Verde Europeu” apresentará um workshop híbrido durante os dias 3 e 4 de outubro, no Dubai. O evento é organizado pela Comissão Europeia e está sediado no pavilhão Suécia do Expo 2020.

O Vice-Presidente Executivo para o Pacto Verde Europeu, Frans Timmersman, destacou a vontade da UE de liderar os esforços globais para alcançar “o acesso universal à energia até 2030 e acelerar a transição para a energia limpa”.

O evento de alto nível reunirá formuladores de políticas e personalidades da UE e do mundo para apresentar o novo programa de pesquisa e inovação da UE (Horizonte Europa) e uma iniciativa multilateral, designada “Missão de Inovação”, que a UE está atualmente co-presidindo para impulsionar a transição do clima globalmente.

O Pacto Verde Europeu será financiado por um terço dos 1,8 biliões de euros de investimentos do Plano de Recuperação do NextGenerationEU e pelo orçamento da UE para sete anos.

Para a comissária Ursula von der Leyen, a transição para o “verde” deve “funcionar para todos [os estados-membros] ou não funcionará”, por isso será criado um Just Transition Fund para garantir a ajudar aqueles que terão de dar um passo maior e para garantir que ninguém fique para trás.

O Pacto Verde Europeu compreende um projeto da Agência Internacional de Energia (IEA) que vai preparar roteiros de “emissão zero” de energia fóssil para países dependentes do carvão.

Em segundo lugar, a UE pretende cooperar com a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA, na sigla em inglês) para preparar perspectivas de transição energética regional para a África, América Latina, Caribe e Europa.

Por fim, outra proposta será trabalhar com a Dinamarca, Alemanha, IRENA e outros parceiros, em um Catálogo de Compactos de Hidrogênio Verde. Isso será projetado para dar um impulso ao hidrogênio verde em todo o mundo, incluindo um compromisso de cooperar no desenvolvimento de hidrogênio renovável com a União Africana no âmbito da Iniciativa de Energia Verde África-Europa.

Este workshop de alto nível em 4 de outubro de 2021 será um evento híbrido e estará disponível via livestreaming. Para participar do evento remotamente, preencha o formulário de inscrição.



About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Discussões sobre o Pacto Verde Europeu prosseguem este fim de semana no Dubai"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.