Cooperativas centenárias do Porto tem planeamento de comemorações em 2022

As celebrações das duas cooperativas centenárias do Porto serão apoiadas pela TrabalhoCoop. A Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, fundada em 1890, assinalou os seus 120 anos em 2020.

No entanto, as restrições impostas no âmbito da pandemia de Covid19 impossibilitaram qualquer evento comemorativo. A Cooperativa dos Pedreiros, fundada em 1914, assinala 107 anos. A maior parte das celebrações a ser planeada aponta para 2024, quando esta cooperativa assinala 120 anos de actividades.

Ambas as cooperativas centenárias são confederadas à TrabalhoCoop – Confederação de Cooperativas de Trabalho Intracooperativo de Portugal, CCRL. O anúncio foi feito durante a Assembleia Geral (AG), realizada nesta quarta-feira 29 de Setembro.

Esta AG apresentou o relatório de gestão e contas de 2020 e o respectivo parecer do Conselho Fiscal. Também o Plano de Actividades e Orçamento para 2021, e uma síntese do plano estratégico 2021-2024, foi apresentado para discussão. A sessão tratou ainda de alterações nos Órgãos Sociais.

A assembleia da TrabalhoCoop foi precedida, uma hora antes, pela Assembleia Geral da Uninorte – Cooperativa Polivalente, CRL, que tratou de uma ordem de trabalhos semelhantes.

De seguida, decorreu a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) mas também de um processo de alterações estatutárias, cujo uma das finalidades será o transformação da Uninorte em uma Sociedade Cooperativa Europeia (SVE).

A luta pela revisão constitucional do Código Cooperativo Português também fez parte das discussões, no sentido de retirar pontos insconstitucionais identificados. Também os 45 anos de actividades da Uninorte foram sinalizados, cuja sessão solene aponta para Julho de 2022, nas instalações da centenária CSSPP, onde foi fundada a Uninorte.

Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade. Os trabalhos foram conduzidos por Fernando Martinho, à frente da Direcção de ambas as instituições

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 25 anos.

Be the first to comment on "Cooperativas centenárias do Porto tem planeamento de comemorações em 2022"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.