Celebra-se neste sábado 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar, e este ano a Mútua dos Pescadores estará em festa na Nazaré e em Peniche, mas um pouco por todo o país, como em Lisboa, onde homenageia-se o cientista Mário Ruivo.
Na Nazaré é apresentado o projecto “A Maior Onda de Portugal – da Nazaré ao Interior”, promovido pela Associação Nazaré Marés de Maio, que conta com a parceria da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral de Política do Mar.
O projecto visa sensibilizar para ações de limpeza e recolha de lixo, sessões de cinema, eventos sobre literacia, auscultação à população, sessões de artes e partilha de pesquisas científicas, desenvolver conhecimento da cultura e da história, mas também do valor, da sustentabilidade, da ciência, da geografia associada ao mar.
Leia também: Mútua dos Pescadores distinguida com selo da Igualdade Salarial
A sessão terá lugar no Teatro Chaby Pinheiro, no Sítio da Nazaré, integrando uma conferência sobre “A importância do Mar na Vida das Pessoas”. A Mútua dos Pescadores participa na sessão, com uma intervenção do presidente do Conselho de Administração, João Delgado.
Peniche
Peniche acolhe o espectáculo “Maré”, produzido pela cooperativa cultural Sons Vadios, um projecto artístico criado em 2022 para assinalar o 80.º aniversário da Mútua dos Pescadores, “e que tantos mares tem percorrido desde então”.
Estará patente ainda uma exposição de pintura de Bárbara Marques, uma artista de Peniche (falecida prematuramente este ano, e que colaborou com a Mútua na sessão de encerramento do aniversário em Lisboa), trazendo algumas das suas obras, em articulação com a Associação Onda.
O Coro da Mútua estará na Nazaré e em Peniche, onde fará a primeira actuação conjunta, ao vivo, desde o lançamento do CD/livro Maré, em que colaborou.
Lisboa
Um pouco mais a Sul, a Sociedade de Geografia de Lisboa assinala este dia com um seminário dedicado ao tema. Este ano homenageia o cientista Mário Ruivo, biólogo e oceanógrafo, um “homem de causas”, como assinala o almirante José Bastos Saldanha, presidente da Secção de Geografia dos Oceanos, da Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL).
A cerimónia “Celebrar a memória dos nossos vultos maiores do conhecimento do Mar”, realiza-se no dia 18 de novembro de 2024, com início às 14h30 e pode ser assistida on-line (ID da reunião: 875 6696 3373 | Senha de acesso: 470 792).