A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) atribuiu o Selo da Igualdade Salarial 2024 à Mútua dos Pescadores, pelas suas “boas práticas na promoção da Igualdade Remuneratória entre Mulheres e Homens, por trabalho igual ou de igual valor.”
De acordo com a CITE, este reconhecimento é um testemunho do compromisso contínuo com a igualdade de género e a eliminação das disparidades salariais entre mulheres e homens. Uma distinção que vem assinalar o Dia Nacional para a Igualdade Salarial, 14 de Novembro, na mesma semana em que a cooperativa celebra o Dia Nacional do Mar, 16 de Novembro.
“Trata-se de mais um factor diferenciador da cooperativa que deve orgulhar trabalhadores e dirigentes, mas também utentes e cooperadores, e parceiros com quem a Mútua trabalha e se relaciona, e que comungam dos mesmos valores”, declara a Mútua em nota de imprensa.
Recorde-se que, em Portugal, as mulheres ainda ganham, em média, menos 13,2% do que os homens. A diferença sobe para os 16%, se considerarmos também os prémios e subsídios regulares.