Coopérnico lança novo investimento para unidade fotovoltaica para autoconsumo

A Coopérnico e a Associação Reto à Esperança estão a trabalhar para a instalação de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC), num edifício daquela associação em Loures. Com esta nova parceria, a Coopérnico e os seus cooperantes irão investir 24 mil euros num sistema fotovoltaico de 33,30 kWp de capacidade.

No local, vão ser produzidos anualmente cerca de 49 mil kWh de energia elétrica, permitindo à Associação Reto à Esperança uma redução anual de cerca de 28% do seu consumo de electricidade da rede pública.

Para concretizar o projecto, os cooperantes interessados estão a ser convidados ao procedimento de investimento que irá abrir a 29 de Outubro, com um valor mínimo de 250 euros, máximo de 4 mil euros, com uma rentabilidade anual de 3.50%, durante um período de oito anos.

Há um outro projecto de investimento em fase de planeamento, para a construção de uma UPAC para a Cooperativa de Ensino COPEFAP, em Almada, num montante de 12 mil euros, com uma duração de investimento de cinco anos. A produção prevê uma potência de 15 kWp para uma produção anual de 23,6 mil kWh.

A Associação Reto à Esperança é bem conhecida pela sua missão de ajudar pessoas em situações de toxicodependência, alcoolismo e marginalidade. Além da intervenção social, a associação também promove a economia circular, através da venda de mobiliário e electrodomésticos recondicionados, em sua rede de lojas.

A Coopérnico foi criada em 2013 com o objectivo de juntar cidadãos e organizações que partilham a vontade de ser agentes ativos na promoção de um modelo energético e social baseados nos princípios da sustentabilidade, e hoje já soma 6.200 cooperantes.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.