Cooperativas de crédito agrícola centenárias de Portugal e Brasil encontram-se em Torres Vedras

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras (CCAMTV) recebe o Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) do Brasil, durante o evento “Experiência do Cooperativismo entre Portugal e Brasil”, na quarta-feira 31 de Maio.

No programa, o presidente do Conselho de Administração da CCAMTV Manuel Guerreiro abordará a visão estratégica e comparativa da banca em Portugal. Numa perspectiva da Economia Social, Guerreiro fará uma apresentação da CCAMTV e das participações Agrimútuo e da Servimútuo.

Após a fala de Rui Moreira de Carvalho sobre “Governance e funções de controlo interno no sistema financeiro”, será Ricardo Ce, do Sistema Sicredi de Encantado, no Rio Grande do Sul, a apresentar as actividades daquela centenária instituição bancária cooperativa.

A Caixa Agrícola de Torres Vedras conta hoje com uma rede de 16 Agências distribuídas pelo Concelho e com serviços de contas à ordem para particulares e empresas, crédito (consumo, habitação etc), seguros, mutualidade e sobretudo crédito agrícola.

Agricultores dedicam-se ao cooperativismo e soluções mútuas

Torres Vedras, há 100 anos.

Ambas as instituições são centenárias. A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras, CRL foi fundada em 1914, passados apenas três anos desde a publicação do decreto que definiu a criação do crédito agrícola em Portugal.

A partir da fundação do sindicato agrícola de Torres Vedras, a então solução cooperativa Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Torres Vedras era destinada a agricultores “solventes, honestos e trabalhadores”, e que pagassem no acto de admissão a jóia de 500 réis.

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil

O Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) é um sistema de cooperativas de crédito brasileira, considerada a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, com mais de 120 anos.

O Sicredi está representado no Brasil com mais de 2.400 balcões, distribuídos em mais de 100 cooperativas. São mais de 6,5 milhões de associados, o que representa ativos da ordem dos 281,3 biliões de reais (cerca de 52,7 mil milhões de euros).

Os associados do Sicredi contam com uma segurança própria, para além do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), isto porque há a garantia adicional da Sicredi Fundo Garantidores (SFG).

Todos os depósitos das cooperativas são assegurados pelo FGCoop, que cobre até o limite de 250 mil reais (46,8 mil euros), relativamente aos depósitos bancários, na hipótese de liquidação de um banco comercial.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.

Be the first to comment on "Cooperativas de crédito agrícola centenárias de Portugal e Brasil encontram-se em Torres Vedras"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*