A Railcoop pretende suspender suas atividades de transporte de carga (frete) para se concentrar no desenvolvimento de serviços de passageiros. A cooperativa francesa planeia lançar seu primeiro serviço de passageiros no próximo ano e está a realizar arrecadações de fundos para ajustar seu material rodante.
O conselho de administração da cooperativa Railcoop votou pela suspensão de suas atividades de frete para concentrar seus recursos no lançamento da linha Bordeaux-Lyon no verão de 2024.
Após a votação em 19 de abril, a primeira cooperativa ferroviária de França emitiu um comunicado que esclarece que “apesar do início de um novo serviço e das boas perspectivas de desenvolvimento no sudoeste [da França], as previsões actualmente não nos permitem vislumbrar o alcance da rentabilidade da actividade de carga em 2023.”

“Estamos reorganizando nossas atividades para concentrar exclusivamente no desenvolvimento do negócio de passageiros. O desenvolvimento de um serviço local de frete ferroviário continua sendo uma grande ambição para a Railcoop. Este desenvolvimento representa um elo essencial para apoiar a transição ecológica nos territórios”, diz a nota.
Os associados serão solicitados a dar feedback sobre os serviços de transporte de mercadorias prestados pela cooperativa, de forma a avaliar a sua experiência e “lançar as bases para o retomar esta actividade a médio prazo”, acrescentou.
Criada em 2019, a Railcoop é uma Sociedade Cooperativa de Interesse Coletivo (SCIC) com mais de 14.000 membros proprietários. A cooperativa havia planeado seu primeiro serviço de passageiros para 2022, mas o processo foi adiado pela pandemia de Covid-19.
Em março, os membros adotaram uma resolução (com maioria de 86,39%) para iniciar um serviço restrito de passageiros a partir de 2024. Com o financiamento de bancos e investidores institucionais pendentes, a cooperativa optou por financiar esse investimento com recursos próprios dos associados.
A Railcoop planeia oferecer uma viagem de ida e volta de dois dias entre Bordeaux e Lyon e realizará este ano obras de reforma das composições. Para atingir este objectivo, a cooperativa precisa de angariar 4,1 milhões de euros em 2023 para cobrir os investimentos, nomeadamente a compra de um comboio adicional de três carruagens X72500 da estatal SNCF.
(Fonte: Anca Voinea/CoopNews)
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