Colectivo realiza jornadas e avança para uma Democracia Energética

Lisboa será o palco das Jornadas pela Democracia Energética, nos dias 11 e 12 de Maio. Durante estes dois dias, o Liceu Camões abre espaço para colectivos, associações, cooperativas, movimentos e lutas sociais e ambientais, para debater sobre “o futuro e a transição energética que queremos.”

Um colectivo de instituições pretende delinear possíveis estratégias para “deixar para trás o actual modelo energético centralizado, opaco, fóssil e capitalista, e imaginar um novo modelo 100% renovável, assente na ideia de energia como bem comum e direito universal”.

A organização do colectivo inclui instituições como a Coopérnico, Rede Animar, Cooperativa Mula, Extinction Rebellion Portugal, Rede para o Decrescimento, Climáximo e muitas outras, para além de personalidades em nome individual.

A iniciativa pretende unir esforços para começar a construir um modelo a partir dos cidadãos, das comunidades e dos municípios, de forma a operacionalizar uma gestão pública e comunitária do sistema energético e o papel dos municípios na transição. Está previsto momentos para exposições, filmes, música e um mergulho no movimento SolarPunk.

O objectivo também envolve encorajar a criação de redes para a democracia energética e debater acções para erradicar a pobreza energética e desenhar modelos de mobilidade democrática, e ainda dar energia aos movimentos sociais. Confira a programação completa e faça aqui a inscrição

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.