Ovibeja assinala 40 anos a discutir a Agricultura e o futuro

A feira agrícola Ovibeja movimentou o Alentejo na sua 40ª edição, com diversas discussões em torno do associativismo. Desde 30 de Abril até 5 de Maio, as atenções do mundo agrícola do país estiveram concentradas no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.

É possível visualizar grande parte dos debates e mesas redondas nas redes sociais do evento. Dentre estes momentos, destacamos os temas “Territórios em Mudança” (na foto), “Certificação de Qualidade na Valorização do Azeite” e “Alentejo (não é só) para velhos”.

Nesta edição comemorativa, a iniciativa da Região Convidada que este ano recebeu o Concelho do Fundão, com um colóquio sobre iniciativas associadas ao projecto Agrotech, por uma agenda mobilizadora para a inovação agrícola em Portugal.

Também o 10° Aniversário da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO foi assinalado com uma apresentação emocionada.

O presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa não deixou de marcar presença, a par com as principais lideranças políticas nacionais. A Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito Agrícola (Confagri) esteve presente em eventos como a mesa redonda “Cooperativismo Agrícola: Uma Visão Ibérica”.

A confederação também acompanhou o processo eleitoral do novo Conselho de Administração da Federação Nacional das Cooperativas de Olivicultores (Fenazeite), eleito durante o certame em Beja. O Conselho de Administração eleito é agora presidido por António Brito, da União de Cooperativas UCASUL, Francisco Vilela da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça e António José Oliveira, da Cooperativa de Olivicultores de Fátima.

Membros do novo Conselho de Administração da Fenazeite.

As origens
A Ovibeja, que nesta 40ª edição tem como tema principal o Associativismo, nasceu em 1984 com uma exposição de ovinos num recanto da tradicional Feira da Primavera, num verdadeiro esforço de voluntariado.

Os produtores então reuniram-se e criaram uma associação, a Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) que, em 2012, mudou de designação para ACOS – Agricultores do Sul. Esta associação organiza todos os anos a já conhecida como a maior feira agrícola do país.

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.