CICLP 2023: Estratégias e Perspectivas do Crédito Agrícola Mútuo em discussão

São já mais de 300 confirmações de inscritos (cooperativas e personalidades) ao maior evento de Cooperação e Trabalho em Rede, com apresentações, mesas-redondas, exposições e roteiro cultural. Trata-se da Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa, de 3 a 5 de Novembro, em Torres Vedras.

Logo no primeiro dia de actividades, e com moderação de Manuel José Guerreiro, da Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo de Torres Vedras (CCAMTV), estarão em discussão “As Caixas de Crédito Agrícola Mútuo em Portugal”, com os experts Rui Moreira de Carvalho, sobre governance, Ricardo Reis sobre modelos institucionais e futuro e ainda Luís Morais, sobre mecanismos de cooperação.

Banca Cooperativa

Do Brasil estão confirmadas as presenças como José Renner de Rates, do SICOOB Cooperativa de Crédito, juntamente com Manuel José Guerreiro, da CCAMTV [na foto], e Guillermo Telez, da Caja Del Sur (Espanha), na mesa redonda “Banca Cooperativa: Desafios e Oportunidades”.

Estarão presentes ainda representantes de Guiné Bissau, Angola e Timor Leste. A primeira Cimeira Internacional de Cooperativas de Língua Portuguesa ocorreu em 2022 no Porto, envolvendo sete países lusófonos, sendo um sucesso. Isso levou à programação da II Cimeira em 2023 em Torres Vedras, com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola e Mútuo.

Esta II Cimeira tem como objetivo compartilhar boas práticas cooperativas nacionais e internacionais, promovendo parcerias e cooperação com base nos princípios da Aliança Cooperativa Internacional. Além disso, busca debater novos modelos de organização para garantir a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Para assegurar a sua inscrição, ou mais informações:
Email: contato@cimeiracoopslinguaportuguesa.pt
geral@institutoanteroquental.com

About the Author

Marcelo de Andrade
Editor do Diário 560. Jornalista e Fotojornalista há 35 anos.