Campanha da CooLabora reivindica mulheres na toponímia da Covilhã

Com o desafio “E se, de repente, as ruas da Covilhã tivessem novos nomes e esses nomes fossem de mulheres?”, a Cooperativa de Intervenção Social Coolabora leva, literalmente, às ruas uma inusitada questão de equidade entre homens e mulheres.

Este “exercício hipotético” pode agora ser observado em algumas das principais ruas da cidade, todas com nomes alusivos a homens, mas que durante esta semana apresentam um nome alternativo de mulher. “É apenas um exercício, pois não vamos mudar nomes de ruas com dezenas de anos, mas é um exercício que é também de cidadania”, esclarece a cooperativa em nota nas redes sociais.

Trata-se da última campanha do Coolaboratório, projecto que reúne dezenas de jovens activistas pelos direitos humanos e, neste caso, o direito à igualdade entre mulheres e homens. Esta campanha levou para a rua cerca de 20 jovens que se preocupam com direitos humanos e que querem ter um papel activo na sua defesa.

“A invisibilidade das mulheres manifesta-se de muitas formas e os nomes atribuídos às ruas revelam escolhas políticas que reforçam a hegemonia masculina”, defendem, em jeito de manifesto. O Coolaboratório é financiado pelo Programa Catalys of Change for Just Societies.

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.