Cabo Verde: Economista António Rebelo de Sousa defende a criação de uma Direcção Central de Planeamento contra uma recessão

O professor António Rebelo de Sousa afirmou recentemente, na Cidade da Praia, que o aumento dos juros podem ter efeito recessivo na Economia do país. Referiu que o aumento dos rendimentos dos agregados familiares pode não ter o efeito desejado, em momento de crise.

O professor português fez esta análise enquanto orador durante a Conferência Internacional “Dos cenários alternativos da economia mundial ao futuro de Cabo Verde no contexto internacional”, no passado dia 10.

“Se houver realmente uma situação de recessão, fruto das circunstâncias que têm que ver com conflitos militares existentes, com a crise de abastecimento muito mais eu deveria ser a favor do aumento dos rendimentos dos agregados familiares, porque isso induzia um aumento da procura e incentiva as empresas a investir mais e haveria um aumento do crescimento económico”, disse, citado pela Inforpress.

No entanto, alertou que essa situação só funciona quando há elasticidade do lado da oferta. Rebelo de Sousa defende que, neste momento, há uma “certa rigidez” ao nível da oferta a nível das matérias-primas, e considera que o aumento dos rendimentos aumentaria a procura, não sendo certo que haja um aumento da oferta.

O economista e professor defende que é necessário a continuação de estímulos monetários com promoção da expansão moderada de crédito à Economia e reconhece as dificuldades das pequenas e médias empresas no acesso ao crédito bancário.

No entanto, Rebelo de Sousa considera que as projecções para a economia de Cabo Verde para 2022 são boas para um cenário mais optimista. Por isso sugere à Cabo Verde a criação de uma Direcção Central de Planeamento, que elabore planos de desenvolvimento plurianuais, em sintonia com um Instituto Tecnológico de Inovação e Desenvolvimento.

A conferência foi realizada pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, em parceria com o Banco de Cabo Verde. (Fonte: Inforpress)

About the Author

Diário 560
Jornal online especializado em Economia Social