O governo do Brasil lançou recentemente o serviço online “Celular Seguro”, que permite que as pessoas denunciem perda, roubo ou furto do aparelho telemóvel por meio do portal online do Brasil (gov.br).
A partir do registo de ocorrência, o Ministério da Justiça notifica simultaneamente desde as instituições financeiras, a Anatel (entidade reguladora de Telecomunicações), operadoras de telefone e serviços online para que realizem o bloqueio do aparelho.
No caso dos utentes do Sicoob, instituição financeira cooperativa, com os dados do aparelho previamente registados na App, o procedimento será iniciado de imediato, garantindo ainda mais segurança aos cooperados.
O Sicoob foi um dos primeiros a adoptar a integração “ponta a ponta” com o “Celular Seguro”. Com a colaboração do Sicoob, a população tem mais um serviço para bloquear o acesso indevido às contas bancárias, prevenindo movimentação financeira suspeita em seus aplicativos.
“Nossa participação no projeto foi muito sólida, porque fomos o piloto nessa ação do Governo Federal, que visa combater fraudes a partir do roubo e furto de smartphones. Isso está totalmente alinhado ao nosso objetivo de garantir segurança e inovação para todos os nossos cooperados”, afirma António Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia do Sicoob.
Para reportar uma ocorrência, o utilizador precisa realizar o registo a partir do login no portal Gov.br e inserir os dados do aparelho, além de nomear uma pessoa de confiança, que poderá adicionalmente registar uma ocorrência. (Fonte: Sicoob)