O azeite produzido pela Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça foi considerado o terceiro melhor Azeite do Mundo e o Melhor de Portugal, pela Escola Superior de Azeite de Valência (ESAO), recentemente, informa a Fenazeites. Dentre os finalistas, também o lote Selecção 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos e o azeite Rosmaninho da Cooperativa Agrícola de Valpaços, foram galardoados.
Esta é considerada no sector oleícola como uma das escolas de maior prestígio, pioneira na formação de mais de um milhar de provadores profissionais de azeite e Técnicos Oleícolas, e que selecionou os lotes de azeite Porca de Murça DOP, os monovarietais Cordovil, Verdeal e o azeite aromatizado com cacau como finalistas dos seus prémios ESAO AWARS 2024.
Para além destes, o lote azeite Porca de Murça DOP, um blend das variedades tradicionais da região de Trás-os-Montes, foi considerado como o terceiro melhor Azeite do Mundo e o Melhor de Portugal. Os Monovarietais foram também considerados o segundo e terceiro melhores Azeites Portugueses. Habitualmente, os galardoados são os azeites espanhóis, italianos e gregos.
A somar a estas distinções, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça foi ainda galardoada com duas medalhas de Prata e Bronze na Feira Nacional de Olivicultura, em Valpaços. Na presença do Ministro da Agricultura, Francisco Vilela, recebeu ambos os prémios, que são reflexo do rigor e qualidade que distinguem os produtos da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça.
A cooperativa transmontana é associada da Federação Nacional das Cooperativas de Olivicultores (Fenazeites) e “conquistou mais de 50 prémios nacionais e internacionais em 2023, sendo um excelente exemplo do trabalho desenvolvido pelos lagares cooperativos”, informa a federação em nota de imprensa.