Argentina: Lançada pré-venda do jogo de tabuleiro cooperativo “Coopolis”

Estão abertas as reservas em pré-venda do “Coopolis, o jogo das cooperativas”, jogo de tabuleiro criado pela cooperativa argentina Factorial. Criado em 2013 para ensinar a dinâmica das cooperativas, tem agora uma edição actualizada e mais inclusiva, que busca retratar como funciona hoje a Economia Social e o Associativismo.

A partir de três jogadores e sem limite máximo de “associados”, o Coopolis é uma ferramenta adequada para divulgar e ensinar como funcionam as cooperativas de qualquer ramo de actividade, ou para agregar a qualquer cooperativa. Em 2014 foi declarado de interesse cultural pela Assembleia Legislativa da Cidade de Buenos Aires por sua divulgação de Cooperativas e Educação.

Como jogar

O jogo possui diferentes dinâmicas e desafios que devem ser superados e representam os obstáculos mais frequentes na vida dos cooperados. Por meio de um material lúdico-didático, os associados da Factorial conseguiram concentrar o funcionamento de uma cooperativa em um jogo de tabuleiro que convida ao trabalho em equipa e ao trabalho conjunto.

A presidente da Factorial, Camila Montero, explica que o jogo “consiste em, através de diferentes dinámicas de jogo bem conhecidas de todos, como mímica, desenho se puder, procurar que os membros da equipa possam tomar decisões, conhecendo os desafios que lhe apresentam a uma cooperativa de trabalho e atingir o objetivo final, que é ajudar a fundar outra cooperativa”.

Desde o seu lançamento tem tido muito sucesso e procura, mas, segundo a presidente da cooperativa, em declarações à Ansol, chegou o momento de renová-lo: “ao longo de todos os anos em que fizemos workshops com o jogo, detectamos e tomamos nota de vários erros em alguns casos questões que nos haviam passado despercebido, como igualdade de gênero, linguagem inclusiva, etc.”

Foram então adicionados novos actores da Economia Social, novas organizações, personagens muito mais diversificadas e uma linguagem inclusiva, o que exigiu a esta nova edição muito trabalho da equipa de desenvolvimento.

Os recursos com a pré-venda serão utilizados para finalizar a impressão e acabamento do produto, já em andamento, num ambiente cooperativo (todos os fornecedores da Factorial são cooperativas). A presidente da entidade anunciou que espera que estejam prontos para entrega em meados de Agosto.

Principal impulsor do cooperativismo da Factorial

A Factorial é uma cooperativa de trabalho constituída por uma equipa multidisciplinar de pessoas dedicadas à gestão de empreendimentos produtivos “do sector da Economia Social, Solidária e Popular”, com o objectivo de promover o sector, através de serviços de consultoria, formação, comunicação e design.

Durante um contexto de confinamento Covid-19, “surgiram diferentes necessidades, uma delas foi construir uma ferramenta lúdico-didática para as nossas oficinas em diferentes instâncias: nas escolas, nos centros comunitários”, relata Camila Montero.

Dessa forma, uma equipa de dez associados começou a pensar no que em 2013 surgiria como “Coopolis”, com o objectivo de “divulgar os valores do Cooperativismo e como é a vida dentro de uma cooperativa”. No mesmo sentido, desenvolveram também um jogo de tabuleiro semelhante, mas aplicado ao funcionamento das mútuas, o “Mutualópolis”. (Fonte: Ansol)

About the Author

Da Redacção
Conteúdos apurados pela Redacção do Diário 560, com auxílio de colaboradores e agências.