Argentina: A ruína da Sancor e os princípios Cooperativos

O colapso da Sancor é um alerta para aqueles que não respeitam os valores e princípios cooperativos.

“Os valores e princípios cooperativos são guias poderosos que devem permear a gestão e a administração do empreendimento cooperativo para garantir uma ação genuína e próspera em benefício dos associados e da sociedade.”

Por José Yorg, o cooperario *

Consideramos necessário abordar a questão da cooperativa de laticínios Sancor, que recentemente entrou com pedido formal de falência, apontando criticamente que o colapso da Sancor é um aviso e um lembrete para aqueles que não respeitam os valores e princípios cooperativos. É um aviso severo para aqueles que introduzem mecanismos enganosos de gestão capitalista liberal que são estranhos à essência do cooperativismo. Esses líderes não fizeram nada mais do que cavar a própria sepultura da Sancor.

Imagens: Infobae e Política Obrera.

Neste ponto, repito a reprovação que meu colega de ensino, Dr. Roberto Fermín Bertossi, que apontou:A maior bacia leiteira argentina, entristecida e desencantada, testemunha o colapso final do que antes era um ícone leiteiro argentino. Estamos falando da primeira cooperativa rural em termos relativos pela sua natureza e influência na hora de receber e processar diariamente vários milhões de litros de leite em suas unidades industriais distribuídas por todo o país.”

“A cooperativa Sancor foi desintegrada e entrou em colapso devido à má administração, à burocracia, a atos claramente estranhos à sua finalidade estatutária e ao próprio cooperativismo, como suposta corrupção e enriquecimento ilícito de directores, gerentes, síndicos, auditores, assessores, sindicalistas, etc.”, descreveu Bertossi.

O que mais podemos acrescentar? Consideramos melhor não entrar em detalhes para que possamos nos concentrar vitalmente nesta lição como a melhor crítica política e ideológica, para então corrigir rapidamente este desvio doutrinário. Vamos debater!

Valores e princípios cooperativos

Devemos ensinar constantemente que os valores cooperativos têm a ver com ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Também valores éticos como honestidade, transparência, responsabilidade social e respeito ao próximo.

A participação, como método de cultura e procedimento na relação estabelecida na vida institucional das cooperativas, encontra-se formulada em termos de princípios: Adesão voluntária e aberta; Gestão democrática pelos associados; Participação económica dos membros; Autonomia e independência; Educação, treinamento e informação; Cooperação entre cooperativas; Interesse na comunidade.”

Portanto, todos esses valores e princípios cooperativos são guias poderosos que devem permear a gestão e a administração da empresa cooperativa para garantir uma ação genuína e próspera em benefício dos associados e da sociedade. Desviar-se deles é simplesmente desastroso.

Em fraternidade, um abraço cooperativo!

About the Author

Jose Yorg
José Yorg é educador e docente técnico em Cooperativismo, membro da Rede de Investigadores Latinoamericanos de Economia Social e Solidária (RILESS), que envolve universidades da Argentina, Brasil, Equador e México. Este argentino nascido em Assunción (Paraguay) desenvolve actividades na Tecnicoop, na província de Formosa, onde é também perito judicial técnico em Cooperativismo no Superior Tribunal de Justiça.

Be the first to comment on "Argentina: A ruína da Sancor e os princípios Cooperativos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*