Decorreu na tarde deste sábado 2 de Abril, uma iniciativa da Associação Padre Maximino em memória ao Padre Maximino de Sousa, Maria de Lurdes e o Padre Mário de Oliveira.
O auditório da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cova acolheu cerca de 35 presentes. Na mesa dinamizadora da Evocação esteve presente o médico Raul César de Sá, que acompanhou a convalescença do Padre Max.
Também Lídia Ferreira, do Executivo da União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, e ainda Manuel Solla e Belmira Claro, ambos a representar a Associação Padre Maximino (APM).
O Grupo de Teatro “Não Cabe Mais Ninguém” abriram as intervenções com dois poemas “de resistência” e uma canção.
Raul César de Sá relatou então a sua experiência e contactos directos que teve com a estudantes Maria de Lurdes e com o padre Maximino de Sousa.
Recorde-se que Raul César de Sá era à época um jovem médico a fazer o “Serviço Médico à Periferia” no Hospital de Vila Real.
Assim teve a oportunidade histórica de conviver com o padre Max e de vivenciar a realidade social, cultural e política que a cidade de Vila Real vivia em 1976, ano do assassinato destes “dois lutadores pela liberdade e pelo progresso.”
Seguiu-se uma pequena intervenção de Belmira Claro e da Dra Lídia Ferreira, tendo a representante do Executivo referido a importância deste tipo de iniciativas como forma de não permitir que não se apague a memória.
O público presente teve oportunidade de deixar diversos testemunhos sobre a vida e a obra quer do Padre Max, quer do Padre Mário de Oliveira.
Para quem não conheceu as pessoas que foram homenageadas nesta Evocação, ficou a história real de que em 1974/1976 e ainda hoje, continuam a lutar pelos mesmos ideais que levaram ao assassinato do Padre Max e de Maria de Lurdes e a luta sem temer qualquer “senhor” que o Padre Mário de Oliveira assumiu até ao fim da sua vida.
Esta iniciativa contou ainda com a actuação de José Silva, que com uma viola e sua voz, revelou-se mais uma vez um músico de excelência.
Um lanche-comunhão, ao gosto do Padre Mário, fechou esta Evocação, que celebra “a vida comprometida com a comunidade, o povo”.
Be the first to comment on "Amigos e cidadãos de S. Pedro da Cova lembram Padre Maximino e Padre Mário de Oliveira"